Muitos produtores consideram difícil a secagem de uma vaca, pois, quando a secagem é mal feita, pode causar problemas. Muitos pensam que, quando a vaca está seca, ela não terá mais problemas com mastite ou uma alta contagem de células somáticas, mas nem sempre é o caso. A secagem é fator estressante para a vaca, já que há uma mudança hormonal. É importante ter higiene no trabalho para prevenir que os germes entrem no canal do teto. Germes podem causar coli-mastite após a secagem.
É importante quando vamos secar uma vaca considerar os seguintes itens:
» Reduzir a produção de leite para cerca de 10 kg de leite por dia. Dar para as vacas feno ou palha e água por 2 dias. Ordenhar a vaca somente 2 vezes por dia. Ordenhar 1 vez ao dia não é bom por atrasar a formação da camada de queratina (serve de proteção contra infiltração bacteriana no canal do teto). Ao mesmo tempo, é bom saber que a vaca não terá muito cálcio durante este período, o que pode causar a febre do leite. No entanto, forneça 15 kg de silagem de milho extra com adição de cálcio (duas “mãos” de cal). Isto é usado por produtores com vacas de alta produção e longevas. No entanto, nunca dê muito cálcio durante a primeira parte do período seco. As vacas ficarão lentas para a metabolização do cálcio em seus ossos. Como resultado, a musculatura uterina não irá contrair o suficiente durante o parto. Cálcio extra deve ser dado somente alguns dias antes do parto.
» Para reduzir a produção de leite, podemos usar o produto Velactis. Isto não é um antibiótico. Velactis inibe a secreção de prolactina, causando um rápido decréscimo na produção de leite.
» Utilize um antibiótico de amplo espectro durante a secagem. No entanto, mais produtores estão tentando secar as vacas sem o uso de antibióticos para prevenir a resistência. Quando uma vaca adulta tiver uma CCS abaixo de 50.000 cel/ml, pode utilizar um selante de teto. É melhor secar uma vaca de primeiro parto com uma CCS maior de 150.000 cel/ml com um antibiótico de amplo espectro.
» Alimente as vacas com forragem com alto nível de fibra e baixa proteína (menos que 14% de proteína bruta na ração). Não é necessário fazer uma silagem de cortes pequenos. As bactérias ruminais gostam de uma estrutura de fibra longa.
» Cheque durante os primeiros dias de secagem se o úbere está bem seco. A pele do úbere deve ser flexível. Quando se nota que a vaca está pingando leite, seque novamente com antibióticos.
» Realize o casqueamento em todas as vacas uma semana antes da secagem como forma de prevenção. É recomendável que isto se torne um protocolo. Problemas no casco melhoram mais rápido durante o período seco. Não tem problema se as vacas estiverem prenhas.